INICIATIVA: No mês da consciência negra, Prefeitura de Salvador realiza cadastramento de terreiros

INICIATIVA: No mês da consciência negra, Prefeitura de Salvador realiza cadastramento de terreiros

Por Da Redação.

INICIATIVA: No mês da consciência negra, Prefeitura de Salvador realiza cadastramento de terreirosReprodução

Neste mês de novembro, quando é celebrado o Mês da Consciência Negra, a capital baiana iniciou o cadastramento de terreiros, para garantir benefícios fiscais como anistia do Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU) e taxa de lixo. Quatrocentas e vinte e três casas de candomblé, umbanda e outras comunidades de terreiro de Salvador já realizaram o cadastro.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Reparação (Semur), e ocorre em favor das políticas afirmativas de reparação e proteção dos direitos de grupos étnicos e raciais no município, que tem um dos maiores contingentes de cidadãos afrodescendentes do Brasil.

LEIA MAIS: DESENVOLVIMENTO: Prefeitura investirá R$150 milhões para tornar Salvador sustentável e resiliente

O cadastramento poderá ser feito em alguma das dez Prefeituras-Bairro (PB), visando levar o serviço para locais mais próximos. No primeiro momento, em 2015, o registro podia ser efetuado por meio do site da Secretaria Municipal da Reparação.

Mais adiante, a inscrição passou a ser possível também de forma presencial, necessitando do comparecimento do representante legal da casa religiosa na sede do Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN), localizado na Rua Carlos Gomes, 31, no prédio do Clube de Engenharia, Centro. Para a realização do cadastro, é necessária a apresentação do CPF e do comprovante de residência em nome do líder da casa ou do próprio terreiro.

LEIA MAIS: COSTA DE CAMAÇARI: Prefeitura anuncia obras e outros serviços na orla da cidade

*Publicada originalmente às 17h

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.