Incêndio na Bahia: aeronaves são remanejadas de Lençóis para Uibaí na tentativa de debelar fogo na região
Os locais são bastante íngremes, de difícil acesso e com vegetações fechadas e espinhosos, em algumas áreas, o que dificulta o acesso dos bombeiros e brigadistas voluntários.
O Corpo de Bombeiros da Bahia fará o remanejamento, nesta sexta-feira (24/9), de duas aeronaves que estavam atuando em Lençóis para a região de Uibaí. O objetivo é que os aviões apoiem no lançamento de água e monitoramento aéreo.
Os bombeiros realizam os combates nas áreas atingidas, nas regiões Oeste, Norte e Chapada Diamantina. Os locais são bastante íngremes, de difícil acesso e com vegetações fechadas e espinhosos, em algumas áreas, o que dificulta o acesso dos bombeiros e brigadistas voluntários.
Barreiras - O combate permanece no povoado da Nanica de forma direta e indireta, com o apoio de duas aeronaves. Percebeu-se alguns pontos de possível reignição, os quais foram mitigados pela guarnição.
Luís Eduardo Magalhães - Na comunidade de Sangueiro o combate continua de forma indireta, com os bombeiros aceirando as bordas de uma grande área atingida pelas chamas. Também foi identificado um novo foco de incêndio próximo a Mata do Puba e foi realizado combate direto aos focos. Dois aviões Air Tractor permanecem dando apoio aéreo.
Morpará - Os bombeiros continuam combatendo o incêndio na região da Serra da Ema e estão sendo distribuídos em dois grupos de trabalho prosseguindo as ações dos dias anteriores e resfrianso pontos quentes, passíveis de se tornarem um novo foco. Além disso, os bombeiros conseguiram proteger residências e fez o combate direto nas chamas que se aproximavam das propriedades.
Angical - O combate acontece no povoado de Barriguda dos Morais. Os militares evitaram que o incêndio atingisse um pasto com gado e algumas residências no povoado. Eles também atuaram numa grande reserva de transição (caatinga e cerrado), realizando o ataque direto e realizando a construção de aceiros a fim de evitar maior propagação e continuando o fogo na área queimada.
Buritirama - Na região de Clemente de Baixo o combate continua. Os bombeiros estão também na localidade de Tanque Novo onde continuam o trabalho realizado no dia anterior. também foi percorrido todo o perímetro do foco, com o resfriamento de pontos quentes e confecção de aceiros, com respectivos cortes de troncos e galhos em brasa.
Riachão das Neves - O combate acontece no povoado Castelo Rio Branco.
Barra - Na comunidade do Igarité permanece o combate.
Ibotirama- O combate acontece na BR 242
Formosa do Rio Preto - Os bombeiros estão atuando na região do Ouro
Macaúbas - Os bombeiros conseguiram combater o fogo no povoado de Cadin e preservaram as residências que data RAM em risco. Foi possível realizar o rescaldo da localidade e iniciar o monitoramento.
Lençóis - O combate continua na região de Tanquinho e os bombeiros estão divididos em dois grupos de trabalho, e realizam o monitoramento em algumas áreas atingidas com o apoio de duas aeronaves.
Uibaí - Os bombeiros permanecem combatendo na região Eólica de Uibaí com o apoio de brigadistas voluntários
Pilão Arcado - Continua o combate no Lago grande através do combate direto.
Campo Alegre de Lourdes - Os bombeiros estão atuando com apoio de drone, verificando pontos quentes.
Rio de pires - Na Serra do quilombo foi verificado três pontos de valor e os bombeiros iniciaram o combate direto às chamas.
LEIA MAIS: Carlos Bolsonaro é apontado pela Justiça do Rio como chefe de organização criminosa
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.