Governo Federal autoriza ação da Força Nacional em local de assentamento do MST na Bahia
Governo Federal autoriza ação da Força Nacional em local de assentamento do MST na Bahia
Por Da Redação.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a ação de cerca de 100 agentes da Força Nacional de Segurança em assentamentos rurais nas cidades de Prado e Mucuri, no sul da Bahia, a partir desta quinta-feira (3/9). A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (2/9).
A região - onde está localizado um dos principais assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Nordeste - está em conflito desde a semana passada, e a ação da Força Nacional poderá ser prorrogada, caso o ministério entenda que há necessidade.
Em comunicado oficial, o MST repudiou a autorização. Confira:
"O extremo sul da Bahia está localizado em um território com ricas e férteis terras alvos de especulação financeira, do capital internacional e das oligarquias locais.
Após a última eleição presidencial, que elegeu uma figura que criminaliza publicamente os movimentos sociais populares, as famílias Sem Terra vêm sofrendo persistentes e crescentes ataques e retirada de direitos auferidas ao longo do tempo.
Desde 2008, as famílias Sem Terra do estado se organizam e denunciam o avanço indiscriminado, irresponsável e insustentável do agronegócio na região que provoca a destruição da Mata Atlântica, contamina rios e nascentes, expulsa comunidades tradicionais, povos indígenas, além de contribuir diretamente com o aumento dos índices de desigualdade social na região.
Em virtude das ameaças e investidas arbitrárias, o MST reafirma seu compromisso de seguir organizado e em luta para que as áreas de assentamento e acampamento permaneçam cada vez mais fortalecidas.
Em um momento como o que enfrentamos, é ultrajante que o governo faça uso da força para invadir nossos espaço produtivos, quando, na verdade, deveria se preocupar com a saúde do povo.
Essa investida nada mais é, do que um desejo sombrio e infundado de acabar com a luta pela terra no país".
Leia aqui o texto na íntegra.
LEIA MAIS: Superior Tribunal de Justiça decide manter afastamento de Witzel do governo do Rio
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).