Governo estadual reconhece 'Estado de Emergência' em São Miguel das Matas, após tremores de terra no município
Governo estadual reconhece 'Estado de Emergência' em São Miguel das Matas, após tremores de terra no município
O município de São Miguel das Matas, a 148 km de Salvador, teve o Estado de Emergência reconhecido pelo Governo da Bahia nesta sexta-feira (25/9). A publicação do Diário Oficial considera "os danos decorrentes de tremor de terra que afetou as atividades econômicas e atingiu a população".
No final de agosto, os tremores foram sentidos na cidade e em alguns municípios vizinhos, como Amargosa, Mutuipe, Jiquiriçá e Laje. Em nenhuma das cidades houve registro de vítimas fatais ou qualquer internação nos centros de saúde devido ao fenômeno sísmico, apenas danos materiais em algumas casa na zona rural.
A "Situação de Emergência" é valida por 180 dias e tem efeito retroativo, passando a valer a partir do 31 de agosto, quando houve o terremoto. A lei define essa situação como anormal, "provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento parcial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido". Com a aprovação, o governo local é liberado para ter recursos financeiros de forma facilitada, como a compra de artigos sem licitação. Além disso, é permitido estourar os gastos fiscais planejados para o ano.
LEIA MAIS: Reino Unido e França batem recorde de casos diários de Covid-19 após festas universitárias
Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.