Geral

Governo brasileiro baixa portaria emergencial para combater possível surto de gafanhotos no país

Governo brasileiro baixa portaria emergencial para combater possível surto de gafanhotos no país

Por Da Redação

Governo brasileiro baixa portaria emergencial para combater possível surto de gafanhotos no país ilustrativa/divulgação/pexels

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou, no Diário Oficial da União desta terça-feira (30/6), uma portaria que estabelece diretrizes para "Plano de Supressão e medidas emergenciais" a serem aplicadas caso haja surto de gafanhotos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


Os dois estados já declararam emergência na última quinta-feira (25/6). Segundo a Portaria nº 208/2020, caberá ao órgão estadual de defesa agropecuária de cada estado estabelecer o plano de supressão "a partir dos procedimentos gerais de controle estabelecidos pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura". 


Entre as medidas previstas, estão as recomendações gerais para o uso de agrotóxicos como mecanismos de controle das quantidades de agrotóxicos a serem distribuídos, comercializados e utilizados, caso a praga chegue ao país. A portaria prevê ainda a criação de canais para envio de informações relacionadas à identificação da praga em território brasileiro, com emissão de alertas fitossanitários nos estados. 


A nuvem com os insetos preocupa a América do Sul desde o dia 17 de junho, quando o governo da Argentina emitiu um alerta. Os insetos consomem em apenas um dia pastagens equivalentes a 2 mil vacas ou 350 mil pessoas. A nuvem, que surge por conta de mudanças climáticas, tem aproximadamente um quilômetro quadrado de extensão e pode contar com a participação de 40 milhões de gafanhotos.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.