Fé e devoção movimentam o Pelourinho em dia de homenagens a Santa Bárbara
Milhares de fiéis chegaram cedo ao Centro Histórico de Salvador para renovar a devoção
Fonte: Ananda Costa
A Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, em Salvador, é palco das celebrações que homenageiam Santa Bárbara, nesta quarta-feira (4). o local recebe, desde o início da manhã, uma grande quantidade de devotos e fiéis da padroeira dos bombeiros e protetora contra tempestades, raios e trovões.
Milhares de fiéis e turistas chegaram cedo ao Centro Histórico de Salvador para prestar homenagens, renovar a devoção ou mesmo conhecer a festa que é uma das tradições populares da cidade..
A devota Floricea Santos chegou cedinho para homenagear a santa. Emocionada, ela contou que sempre comparece à festa de Santa Bárbara
"Sempre que posso estou aqui, marcando presença na Festa de Santa Barbara. Hoje cheguei cedinho para celebrar antes de ir para o trabalho" , contou a devota.
A programação começou logo cedo com a missa solene e seguirá com procissões pelas ruas históricas do Centro.
Vestidos de vermelho, cor que simboliza o martírio de Santa Bárbara, os devotos reforçam sua fé por meio de orações, cânticos e pedidos de proteção.
O Capelão Cônego Lázaro Muniz, celebrante da missa na manhã de hoje, contou sobre a importância de manter essa tradição como patrimônio da Bahia.
"A Festa de Santa Barbara marca os festejos do início das festas populares da Bahia. Ela se traduz como uma festa de amor, de respeito, de união, com vários povos de vários lugares e de diferentes realidades. Vem o povo de matriz africana, vem o povo católico e outras pessoas", contou o padre
A festa é também marcada pela forte influência afro-brasileira, já que Santa Bárbara é sincretizada como Iansã no candomblé, a orixá dos ventos e das tempestades.
O Babalorixá Pai Lucas de Ogum saiu do Rio de Janeiro para celebrar a importância de Santa Barbara na influencia da cultura afro-brasileira.
"É a primeira vez que estou aqui no festejo de Santa Barbara e é muito importante para mim e para a minha religião, a Umbanda. Então, estar aqui festejando e vendo essa festa é muito diferente e vai agregar muito para minha formação religiosa", contou o Babalorixá.
A Festa de Santa Bárbara é reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia, consolidando-se como um dos eventos mais representativos do calendário cultural do estado.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).