FAKE NEWS: Frase publicada por Eduardo e Flávio Bolsonaro não foi dita por Winston Churchill
FAKE NEWS: Frase publicada por Eduardo e Flávio Bolsonaro não foi dita por Winston Churchill
"Os fascistas do futuro, se chamarão a si mesmos (sic) de antifascistas". Atribuída ao ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill, essa frase repercutiu bastante nas redes sociais, nesse domingo (31/5), após manisfestação na Avenida Paulista, em São Paulo. A imagem com o texto, inclusive, foi republicada pelos filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o deputado deferal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Contudo, não há registro histórico que a frase tenha sido dita por Churchill.
O ex-primeiro ministro ficou conhecido por liderar o Reino Unido durante o período da Segunda Guerra Mundial, combatendo o nazismo e o fascismo. Ele assumiu o cargo de 1940 a 1945 e, depois, de 1951 a 1955.
Por sua imagem ter se tornado emblemática, diversas falas são atribuídas a ele, erroneamente, no que é chamado de "Churchillian drift". Em 2018, a International Churchill Society explicou que não há documentação de que o ex-primeiro ministro tenha escrito ou dito essa citação sobre antifascismo. A instituição apontou, ainda, que o estadista criticava os dois extremos do espectro político, e chegou a comparar o fascismo e o comunismo aos Pólos Norte e Sul.
EM TEMPO
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais para criticar a imprensa e o movimento antifascista, "Antifa", nesse domingo (31/5). Na mesma publicação, Trump parabenizou a atuação da Guarda Nacional durante os protestos que aconteceram durante a madrugada.
"Parabéns à nossa Guarda Nacional pelo excelente trabalho que fizeram imediatamente ao chegar a Minneapolis, Minnesota, ontem à noite. Os anarquistas liderados pela Antifa [grupo antifascista], entre outros, foram fechados rapidamente. Isso deveria ter sido feito pelo prefeito na primeira noite e não teríamos tido problemas!", escreveu Trump.
Esta foi a 5ª noite de protestos pela morte de George Floyd, homem negro que foi asfixiado por um policial branco até a morte, em Minneapolis, na última segunda-feira (25/5).
Diante dos protestos pró-democracia e antifacistas que aconteceram também no Brasil, neste domingo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) repostou a mensagem do presidente norte-americano.
LEIA MAIS: Trump critica movimento antifascista nos EUA em rede social; Bolsonaro reposta publicação
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.