Estudo traça características de pessoas chatas; saiba se você é uma delas

O trabalho foi feito por um  grupo de pesquisadores da Universidade de Essex, no Reino Unido, que fez cinco estudos e entrevistou cerca de 500 pessoas para chegar aos traços mais comuns de indivíduos tediosos.

Por Da Redação.

Estudo traça características de pessoas chatas; saiba se você é uma delasilustrativa / Pixabay / RobinHiggins

Você conseguiria identificar uma pessoa chata? Não? Então, preste atenção! Pesquisa publicada na revista científica Personality and Social Psychology Bulletin lista as principais características destas pessoas.

O trabalho foi feito por um  grupo de pesquisadores da Universidade de Essex, no Reino Unido, que fez cinco estudos e entrevistou cerca de 500 pessoas para chegar aos traços mais comuns de indivíduos tediosos.

Os participantes deveriam elencar as características mais chatas, os hobbies mais enfadonhos e os empregos menos emocionantes. Os dois primeiros estudos incluíram 463 indivíduos.

De acordo com os respondentes, os empregos mais chatos são análise de dados, contabilidade, seguros, limpeza e trabalhar em banco. Os piores hábitos são dormir, praticar uma religião, assistir TV, observar animais e fazer contas.

As principais características das pessoas chatas, de acordo com o levantamento, são não ter interesses, senso de humor ou opiniões e reclamar demais. Nos dois estudos seguintes, os participantes receberam descrições de pessoas consideradas chatas de acordo com os resultados da primeira fase do levantamento.

A pesquisa indica que a percepção de chatice pode ter consequências sociais, afetando a impressão de competência e até de cordialidade. Por último, os cientistas perguntaram quanto dinheiro os participantes cobrariam para conviver com alguns perfis de pessoas - e os chatos demandavam somas “substancialmente maiores”.

ESTEREÓTIPOS NEGATIVOS

O principal autor do estudo, Wijnand Van Tilburg, alerta que as características, ou um emprego, não são suficientes para rotular uma pessoa como chata. Segundo ele, é importante dar chance às pessoas para que elas se mostrem interessantes e quebrem os estereótipos negativos.

“Eu acho, por exemplo, que apesar de contadores serem vistos como chatos, eles são muito eficientes e fazem um ótimo trabalho”, afirma o professor de psicologia. Ele lembra ainda que a pesquisa é pequena, a maioria dos participantes reside nos Estados Unidos, e os resultados podem variar de acordo com a população interrogada.

LEIA MAIS: "A mão de Deus": camisa de Maradona no gol contra a Inglaterra será leiloada por, no mínimo, R$ 24,5 milhões

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.