Especialista alerta sobre importância do uso de protetor solar em peles negras
A fisioterapeuta dermato-funcional Sandra Fontes, mestre em medicina estética e especialista em peles negras, destacou que a melanina, embora ofereça uma proteção natural maior, não elimina a necessidade do uso de fotoprotetores
Por Da Redação.
A campanha Dezembro Laranja, voltada à prevenção do câncer de pele, também é um momento para desconstruir mitos sobre o cuidado com peles negras. Em entrevista ao programa Linha de Frente, da TV Aratu, a fisioterapeuta dermato-funcional Sandra Fontes, mestre em medicina estética e especialista em peles negras, destacou que a melanina, embora ofereça uma proteção natural maior, não elimina a necessidade do uso de fotoprotetores.
“Hoje a gente tem a campanha do Dezembro Laranja justamente para conscientizar não só a população branca, mas uma população negra que não tem cultura de estar usando [protetor solar], porque acha que a pele é mais resistente. Mas isso é um mito, tá? O negro precisa usar”, alertou.
Sandra explica que, embora a pele negra tenha, em média, 13,4 vezes mais proteção natural contra os raios solares, graças à melanina, isso não é suficiente para evitar problemas como o fotoenvelhecimento e, principalmente, o câncer de pele. “A gente já tem um filtro natural, porque a melanina é uma proteína de proteção, mas a gente precisa usar fotoprotetor para frear o fotoenvelhecimento e para evitar câncer”, reforçou.
A especialista também chamou atenção para a gravidade dos casos de melanoma em pessoas negras. Apesar da menor incidência, o diagnóstico tende a ser mais difícil e os casos costumam ser mais agressivos. “Quando acontece, que é uma incidência muito menor em relação à pele branca, ela vem de uma forma muito agressiva. Até para fazer o diagnóstico é mais difícil, porque a pele, por ser muita melanina, acaba escondendo aquela característica de um melanoma.”
Para Sandra, a conscientização é fundamental para mudar a cultura e salvar vidas. “A gente precisa conscientizar a população negra que precisa usar fotoprotetor”, concluiu.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).