Embasa alega impacto da inflação e propõe reajuste de 8,35% na tarifa de água e esgoto

Um procedimento de análise é obrigatório, cabendo à Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) deliberar ou não a alteração do valor. 

Por Mateus Xavier.

Embasa alega impacto da inflação e propõe reajuste de 8,35% na tarifa de água e esgotoilustrativa

A tarifa de água e esgoto, na Bahia, pode subir em até  8,35% nos próximos meses. A solicitação foi encaminhada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e segue em análise pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa).

O procedimento de análise é obrigatório, cabendo à agência deliberar ou não a alteração do valor. A proposta leva em consideração o impacto da inflação, entre maio de 2022 e maio de 2023, que ficou em 5,62%; 1,1% para compensar a perda causada após a autorização do reajuste não ter ocorrido no mês-base de reajuste, que seria em maio.

Somado a isso, outros 1,62% seriam para recuperar o que não foi concedido pela Agersa, em 2022, em relação ao índice de reajuste tarifário, que naquele ano foi de 13,35%, mas apenas um percentual menor foi autorizado, cerca de 11,73%.

LEIA MAIS: Professores classificados em seleção pública são convocados pela rede estadual da Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.