Geral

Em discurso, Trump diz que Irã deveria agradecer, não jurar EUA de morte

Em discurso, Trump diz que Irã deveria agradecer, não jurar EUA de morte

Por Da Redação

Em discurso, Trump diz que Irã deveria agradecer, não jurar EUA de mortedivulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, durante discurso televisionado nesta quarta-feira (8/1), que o Irã está recuando após ataques contra bases americanas. O republicano disse, ainda, que enquanto ele for presidente, o Irã nunca poderá ter arma nuclear. Disse também que vai impor novas sanções. 


LEIA MAIS: Chiquinho Scarpa instala chip GPS na namorada 33 anos mais nova; objeto custa R$ 30 mil


Trump garantiu que nenhum americano ou iraquiano morreu durante os ataques de terça-feira (7/1) e os danos foram "mínimos". Além disso, o presidente afirmou que as forças dos EUA estão "preparadas para tudo" e que ele vai impor novas sanções econômicas que vão continuar "até que o Irã mude seu comportamento".


O republicano revelou que os países que ainda estão no acordo nuclear (Alemanha, China, Reino Unido, Rússia e França) devem abandoná-lo e responsabilizou o Irã por ser "o principal patrocinador de terrorismo no mundo". "Nunca deixaremos isso acontecer", garantiu. Trump disse também que vai pedir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para ter um papel mais ativo no Oriente Médio;


CONFIRA DISCURSO NA ÍNTEGRA: 



BRASIL



O presidente do Brasil, ao assistir o pronunciamento de Trump, fez críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em 2009 viajou ao Irã para se encontrar com o então presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, responsável por um programa de enriquecimento de urânio. Os Estados Unidos e outros países temiam que a iniciativa fosse utilizada para o desenvolvimento de armas nucleares.


"Muitos acham que o Brasil deve se omitir no tocante aos acontecimentos. Queria dizer apenas uma coisa: o senhor Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto presidente da República, ele esteve no Irã, e defendeu que aquele regime pudesse enriquecer urânio acima de 20%, que seria para fim pacífico", disse Bolsonaro.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.