Eleições 2020: educação é considerado problema mais urgente em Salvador; 10 mil assinam pedido de propostas
Eleições 2020: educação é considerado problema mais urgente em Salvador; 10 mil assinam pedido de propostas
Uma pesquisa de opinião perguntou aos soteropolitanos qual é a área que necessita de atenção mais urgente, entre acessibilidade, atenção aos animais, direitos humanos, educação básica, habitação, infraestrutura, saúde, transparência e transporte. Segundo a Change.org, que fez a coleta de dados em outubro e divulgou o resultado nesta quinta-feira (12/11), a educação básica é o que mais preocupa os moradores de Salvador, com 357 votos.
Saúde ficou em segundo lugar, com 354 votos, seguido de habitação, com 237 escolhas. As três áreas que receberam menos votos dos soteropolitanos foram transparência (108 escolhas), infraestrutura (92 votos), e atenção aos animais (91 escolhas). Educação também ficou em primeiro em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, mas saúde venceu em São Paulo.
Um abaixo-assinado que pressiona os candidatos à Prefeitura de Salvador a apresentarem propostas detalhadas para a área da educação já conta com mais de 10 mil apoiadores. A petição pergunta aos candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto o que eles pretendem fazer por essa área, caso sejam eleitos.
O documento foi publicada por Vaíde Régia da Silva Reis, moradora de salvador e professora há mais de 17 anos, além de atriz de teatro e fundadora e coordenadora de um coletivo que representa os arte-educadores da rede municipal de ensino. Vaíde fez o abaixo assinado questionando como será o plano de retomada e pós-pandemia para assegurar saúde e segurança aos estudantes, bem como para combater um possível aumento da evasão escolar.
A educadora apresentou, ainda, outras questões problemáticas ao futuro prefeito, como a necessidade de ampliação de vagas em creches e pré-escolas, manutenção e adequação das escolas e valorização dos professores. Estão sendo questionados Bruno Reis (DEM), Major Denice Santiago (PT), Pastor Sargento Isidório (Avante) e Olívia Santana (PCdoB).
LEIA MAIS: Eleições 2020: SSP monta esquema especial de segurança que contará com 25 mil policiais
LEIA MAIS: TRE volta atrás e permite eventos políticos; carreatas não devem ultrapassar o número de 60 carros
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.