Geral

Durou pouco: função de pagamento e transferência via "zap" é proibida pelo Banco Central e Cade

Durou pouco: função de pagamento e transferência via "zap" é proibida pelo Banco Central e Cade

Por Da Redação

Durou pouco: função de pagamento e transferência via "zap" é proibida pelo Banco Central e CadeAgência Brasil

O Banco Central e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspenderam a função do aplicativo WhatsApp que permite pagamentos e transferências no Brasil. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (23/6). Quem descumprir a determinação pode sofrer multa e processo. 


O Cade entendeu que a função acarreta potenciais riscos para a concorrência. Segundo nota divulgada pelo órgão, a medida foi tomada em procedimento administrativo aberto pela Superintendência-Geral, para apurar os impactos do acordo.


Já o Banco Central determinou que Visa e Mastercard paralisassem a função para poder avaliar riscos e garantir funcionamento do Sistema de Pagamentos Brasileiro. A realização de transações sem a supervisão pode gerar, sustenta o BC, "danos irreparáveis"."Preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato".


O WhatsApp garantiu que o objetivo da nova função  é fornecer pagamentos digitais para todos os usuários do aplicativo no Brasil, com um modelo aberto e trabalhando com parceiros locais e o Banco Central. A empresa também diz que apoia o projeto PIX do Banco Central.





 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.