Deusa do Ébano se despede do reinado: ‘Dever cumprido’
Larissa Valéria, Deusa do Ébano 2024, passa a coroa à próxima Rainha do Ilê Aiyê neste sábado
Enquanto se prepara para coroar sua sucessora, Larissa Valéria, Deusa do Ébano 2024, se despede do reinado neste sábado (15), quando passará o manto à nova rainha do Ilê Aiyê. O título, disputado por 15 mulheres de diferentes bairros de Salvador, será definido na 44ª edição da Noite da Beleza Negra.

Larissa se despede do título de Deusa do Ébano. Foto: Beatriz Lago
Nos bastidores, a atual Deusa do Mais Belo dos Belos não esconde a emoção ao encontrar as finalistas que sonham com o posto. Em entrevista ao Aratu On, ela afirmou que o sentimento é de missão cumprida.
"É uma emoção muito grande. É uma história constituída, celebrada, consagrada. E hoje é a passagem do manto sagrado, o manto que representa a nossa história", disse, destacando a importância do momento.
Para Larissa, a nova Deusa do Ébano representa a continuidade de um legado que vai além de um reinado, mas se entrelaça com a história do Ilê Aiyê, que neste ano celebra meio século de existência. "A gente não passa um reinado, mas a gente deixa a história seguir", afirmou.

Rainha do Ilê é escolhida na 44ª Noite da Beleza Negra. Foto: Beatriz Lago
O impacto do título na vida da atual Deusa do Mais Belo dos Belos foi profundo. Ao longo do último ano, Larissa representou o bloco afro em diferentes países e continentes. "Eu tive várias portas abertas e consegui aproveitar isso. Foram três continentes – África, Europa e América – que eu consegui explorar durante todo esse reinado, visitando 16 países e vivenciando diferentes conexões identitárias. Foi uma experiência esplêndida", destacou.
Leia Mais: “Sozinho não consigo” diz Vovô do Ilê sobre luta racial
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).