Coronavírus no Carnaval: Secretarias se juntam para aprovar plano de contingência em Salvador
Coronavírus no Carnaval: Secretarias se juntam para aprovar plano de contingência em Salvador
Por Da Redação.
As Secretarias da Saúde do Estado do Município estão organizando um plano de contingência para evitar casos de coronavírus durante o Carnaval de Salvador. Na terça-feira (28/1), um médico infectologista ouvido pelo Aratu On admitiu a possibilidade de a doença se espalhar. Em nota, a Sesab informou que "está revisando a capacidade instalada de hospitais com leitos de isolamento simples e isolamento com pressão negativa".
Ainda de acordo com a nota, o tratamento e os cuidados da doença "até o momento, são semelhantes aos das Síndromes Respiratórias Agudas Graves, como o H1N1". Profissionais da área de saúde estão sendo orientados para redobrar a prevenção de possíveis contaminações incluindo a lavagem frequente das mãos, uso do álcool gel e a utilização de máscaras.
O médico infectologista Adriano Oliveira fez um alerta para a preocupação da possível chegada do vírus à capital baiana. Com a multidão de pessoas durante o Carnaval, ele considera que a transmissão do vírus aconteça de forma muito fácil. "Se ele estiver por aqui [o vírus] devemos evitar aglomerações, o que é praticamente impossível na avenida". A reunião que vai definir o plano de contingência ainda não foi marcada.
O Aeroporto de Salvador, inclusive, já está adotando, desde a última terça-feira (28/1), medidas de segurança para evitar casos de coronavírus. Potes de álcool em gel estão espalhados pelas áreas internas e externas do aeroporto. Além disso, avisos sonoros são veiculados a cada duas horas ou quando há desembarque internacional e vão alertar para providências em casos de suspeita de infecção pelo novo coronavírus.
LEIA MAIS: Em alerta: aeroporto de Salvador adota medidas de segurança para evitar casos de coronavírus
Ainda na terça-feira, um suposto caso de coronavírus foi registrado no município de Jacaraci, a 700 km de Salvador. O paciente foi internado na região com quadro de infecção respiratória, após chegada de viagem ao Japão. Ele foi transferido para o Instituto Couto Maia, em Salvador. A Secretaria da Saúde, porém, descartou nesta quarta-feira (29/1) qualquer associação com o coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).