Conta de luz vai ficar mais barata em dezembro
Aneel anunciou que a bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, pois as condições para gerar energia estão favoráveis
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária de dezembro será verde, devido às condições favoráveis para a geração de energia. Isso implica que as contas de energia elétrica terão uma redução, ficando mais baratas para os consumidores.
Esse sistema de bandeiras tarifárias foi reformulado pela Aneel em 2015 e, de acordo com a agência, oferece uma forma mais clara e acessível para os consumidores acompanharem as variações nas tarifas. A iniciativa visa incentivar o planejamento do consumo de energia, além de promover a conscientização sobre a sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos.
Em novembro, a bandeira foi amarela, o que resultou em um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. Nos últimos anos, a bandeira verde predominou entre abril de 2022 e julho de 2024, até que, em agosto, retornou ao verde. No entanto, em setembro, as condições pioraram, e a bandeira vermelha – patamar 1 foi acionada. Já em outubro, a situação se agravou, e a bandeira vermelha – patamar 2 entrou em vigor.
Com informações do SBT News
LEIA MAIS: Mega-Sena: sorteio acontece neste sábado com prêmio acumulado de R$ 67 milhões