Conheça o baleiro que trabalha nos ônibus de Salvador e é fera no xadrez; ele se inspirou no "Poderoso Chefão"
O baiano Lucas leva a vida vendo balas nos coletivos de Salvador para conseguir o sustento de sua família e tem no xadrez mais que um hobbie, uma paixão.
Considerado um jogo difícil e que exige bastante inteligência, o xadrez ganhou uma nova visibilidade recentemente após uma série da Netflix, "O Gambito da Rainha". Apesar disso, um baleiro de Salvador descobriu sua vocação para o esporte por meio de outro produto audiovisual: o filme “O Poderoso Chefão”.
O baiano Lucas leva a vida vendo balas nos coletivos de Salvador para conseguir o sustento de sua família e tem no xadrez mais que um hobbie, uma paixão.
“Quando eu era pequeno, meus pais assistiam filmes. Curiosamente passou um tal filme de 'O Poderoso Chefão' e eu vi aquele jogo e achei a palavra bonita para finalizar o jogo: xeque-mate”, afirmou o baleiro.
No último sábado, ele participou de uma competição promovida pela Federação Baiana de Xadrez. Das seis partidas disputadas, Lucas ganhou três vezes. Competidor frequente das competições pelo estado, ele revela que só aprendeu as regras do jogo tardiamente.
“Eu ganhei um jogo de xadrez do meu pai, mas como não tinha criança que jogasse, nós jogávamos dama. Eu aprendi realmente a jogar xadrez realmente com 30 anos de idade”, revelou.
A competição reuniu diversos competidores de diferentes faixas etárias e pessoas portadoras de deficiência, mostrando que o jogo é extremamente inclusivo e democrático. “Porque o xadrez quando entra na mente e é bem instruído, se torna um grande lazer e uma grande felicidade para vida”, finalizou Lucas.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!