Coelba corta 60 'gatos' de energia descobertos nas barracas de praia em Buraquinho
Segundo a Coelba, os proprietários que não foram localizados no momento da ação, serão intimados para responder a um inquérito policial
A Neoenergia Coelba identificou e removeu 60 ligações clandestinas, popularmente conhecidas como “gatos”, em barracas de praia e pontos de venda, no bairro de Buraquinho, em Lauro de Freitas. Cerca de 300 metros de cabos, utilizados nas ligações, foram apreendidos.
Os estabelecimentos estavam na base de dados da distribuidora como possíveis locais com irregularidades, confirmadas com a ação em campo. Para flagrar as unidades, a distribuidora contou com o sistema de monitoramento e com o apoio da Polícia Militar (PM). Os proprietários, que não estavam presentes na propriedade, serão intimados e responderão a um inquérito policial.
Segundo a Coelba, as fraudes representavam riscos à população, uma vez que as fiações estavam ligadas diretamente à rede elétrica e sem seguir padrões de segurança. Além disso, o roubo de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso, é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. Elas são feitas de forma anônima, através do telefone 116, ou pelo site da Neoenergia.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!