‘CLÁUDIO SUCESSO’: Conheça o vendedor de picolé que atrai clientela com “pagodão” em Piatã
‘CLÁUDIO SUCESSO’: Conheça o vendedor de picolé que atrai clientela com “pagodão” em Piatã
“Claudio Sucesso! Tem picolé de quê?
[…] Tem de chocolate, tem de açaí… Se você não comprar, eu vou me sair!
Se não tem dinheiro, tem problema não. Quem não tem dinheiro, pague no cartão!”
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O nome registrado é Luis Claudio Cerqueira, mas na praia de Placafor/Piatã, onde trabalha há 37 anos, é conhecido como “Claudio Sucesso”, o vendedor de amendoim e picolé “mais famoso” da região. E ele nem precisa pisar na areia para chamar a atenção das pessoas, pois, assim que desce do ônibus e prestes a atravessar a rua, já grita: “cheguei!”. Em seguida, liga o som para tocar o hit que o tornou ainda mais conhecido.
Apesar de trabalhar como ambulante desde os nove anos, o picolé é negócio relativamente novo para ele – três anos, aproximadamente -, e foi há pouco mais de um que Claudio criou e gravou, com a ajuda de um amigo músico, um pagode para alavancar as vendas. Deu certo e o retorno foi praticamente imediato, um aumento de “quase 90%”, segundo ele.
Na letra, com humor, ele diz os sabores, as formas de pagamento e deixa mensagens positivas. “Muita gente vende picolé por R$ 1, então tinha que me destacar. A música alegra as pessoas, tem gente que filma, divulga… É um sucesso!”.
Confira abaixo um pouco da sua história e uma parte da música:
Com um picolé de chocolate em mãos, o militar George Miranda, 25 anos, confessa que a música o ajudou a mudar de ideia em relação à compra. “A publicidade é o que vende”, disse, ao Aratu Online.
Já o aposentado Seu Heini, de 77 anos, amigo e cliente de Claudio Sucesso há mais de 20, afirma que o vendedor é uma das “figuras mais ilustres” do local. “Ele é muito ativo e conquista os clientes porque também é carismático”, pontua.
Cantando, dançando e vendendo todos os dias (exceto às quartas-feiras), a partir das 10h, Claudio percorre a areia de Piatã. “Aqui a gente não tem esse negócio de burocracia, não. Quebro protocolo. Se não tiver dinheiro, paga no cartão”, diz o vendedor. Ele ainda oferece, a quem comprar “em sua mão”, o uso de um carregador portátil para celular. “Para que saiam daqui 100% satisfeitos. Meu foco é o cliente, e não o seu dinheiro”, afirma.
Pai de três filhos, é com o que consegue nas vendas que ajuda na criação dos mesmos. “Mesmo com a crise, não significa que não tenha que ser digno do seu trabalho e salário”, concluiu.
EMPREENDEDORISMO
Não é só Claudio Sucesso que usa a criatividade e se inspira no universo praiano para faturar a renda do mês. As amigas – e agora sócias – Ludmila Velasco e Ana Paula Urbano, viram em uma experiência a oportunidade de empreender. Acharam um local legal e abriram, em julho de 2017, o Terrazzo Beauty, spa de bronzeamento natural. Por lá, as mulheres conseguem o “bronze perfeito” com a utilização de fita isolante.
“A procura aumenta muito no verão e pedimos, por isso, que marquem com 15 dias de antecedência, mas o fato de termos aberto o espaço em julho, no inverno, foi um acerto nosso, por incrível que pareça, porque ‘saímos na frente'”, explicou Ludmila, em conversa com o Aratu Online. “Em um mês de funcionamento já estávamos com a casa lotada”.
“O diferencial é a fita, que promove um bronzeado uniforme e duradouro. Além disso, oferecemos curso para realizar a prática”, afirma Ludmila. Outra novidade da empresa são os biquínis temáticos. De “abelhinha”, reggae e até natalinos, o que não falta é criatividade para tornar o momento mais divertido.
VEJA FOTOS:
Atualmente, elas têm mais de 700 clientes cadastradas e inauguraram, no último domingo (7/1), a franquia modelo, em Piatã. A ideia das sócias é expandir a rede para todo o Brasil.
EM TEMPO
Recentemente, o “biquíni de fita” foi popularizado por causa do clipe “Vai, malandra”, de Anitta. Nas imagens, a cantora e outras mulheres aparecem com o traje em uma laje, fazendo bronzeamento.
ASSISTA:
PURO GOGÓ
Outra personalidade que tem se destacado no cenário soteropolitano é a vendedora Gleice Rodrigues Sampaio, de 43 anos. Desempregada, assim como o marido, ela resolveu colocar a mão na massa, literalmente, e passou a vender pastéis na praia da Ribeira. Mas o que chama a atenção, mesmo, é a “força no gogó” de Dona Gleice, como é conhecida, que comercializa os produtos ao som – ou aos berros – de “OLHA O PASTEEEEEEL!”.
A vendedora caiu nas graças até da cantora Ivete Sangalo, que a imitou nas redes sociais. “Me identifico demais”, disse a artista na ocasião.
O repórter Xico Lopes, da TV Aratu, foi conferir de perto essa história. A ele, Dona Gleice confessou que os gritos ajudam, sim, nas vendas.
Confira abaixo:
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*Publicada originalmente às 6h (6/1)