China suspende importação de três frigoríficos brasileiros
Medida foi confirmada pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e entrou em vigor nesta segunda-feira (3)
Por Da Redação.
A China anunciou a suspensão temporária das importações de carne bovina proveniente de três frigoríficos brasileiros, após identificar violações aos requisitos sanitários exigidos pelo país. A medida foi confirmada pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e entrou em vigor nesta segunda-feira (3).
Os estabelecimentos afetados são uma unidade da JBS localizada em Mozarlândia (Goiás), uma da Frisa em Nanuque (Minas Gerais) e uma da Bon Mart em Presidente Prudente (São Paulo).
A decisão foi tomada após auditorias remotas realizadas pela Administração-Geral de Aduanas da China (GACC), que avaliaram frigoríficos exportadores de carne bovina no Brasil, na Argentina, no Uruguai e na Mongólia. No caso da Mongólia, a inspeção incluiu também a carne ovina.
De acordo com a Abiec, as auditorias identificaram "não conformidades em relação aos requisitos chineses para o registro de estabelecimentos estrangeiros". A entidade destacou que está trabalhando em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para resolver a questão de forma ágil, mantendo diálogo com as autoridades competentes.
Em nota, a Abiec reforçou a confiança do Brasil no rigor do controle sanitário nacional, conduzido pelo Mapa, e afirmou que o país segue empenhado em solucionar os questionamentos apresentados pela China. "O Brasil reafirma sua confiança na robustez do controle sanitário nacional e segue trabalhando ativamente para garantir a segurança e qualidade da carne bovina exportada", disse a associação.
Leia Mais: Mais de 100 foliões testam positivo para sífilis no Carnaval de Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).