Chanceleres do Brasil e Paraguai discutem relações bilaterais

Chanceleres do Brasil e Paraguai discutem relações bilaterais

Por Da Redação.

Os chanceleres do Brasil, Mauro Vieira, e do Paraguai, Eladio Loizaga, reuniram-se na quinta – feira e sexta -feira (12 e 13) para discutir sobre o incremento das relações bilaterais e os interesses comuns dos dois países em áreas como infraestrutura física e logística, cadeias produtivas e comércio fronteiriço.

A cooperação bilateral em segurança, defesa e assuntos jurídicos também foi abordada pelos ministros, que trataram ainda do acervo normativo da Hidrovia Paraguai-Paraná para valorização do transporte fluvial. De acordo com o Itamaraty, os dois ministros priorizaram o processo de integração regional, em especial quanto ao Mercosul, integrado pelos dois países e pela Argentina, pelo Uruguai e pela Venezuela, com a Bolívia em processo de adesão. O Brasil vai revezar neste ano a presidência pro tempore do bloco com o Paraguai.

O Itamaraty informou que os dois ministros pretendem se encontrar periodicamente com o objetivo de desenvolver a agenda bilateral. Como os dois países administram a Usina Hidrelétrica de Itaipu, os chanceleres também discutiram a ?integração energética como fator de promoção do desenvolvimento econômico e social?.

Neste sábado (14), Mauro Vieira participa, em Quito, no Equador, da reunião extraordinária dos ministros de Relações Exteriores da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) para discutir a situação da Venezuela. Na semana passada, eles estiveram em Caracas, capital venezuelana, para avaliar a retomada de diálogo entre governo e oposição.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.