Centro Gemológico da Bahia ganha nova sede no Pelourinho
Centro Gemológico da Bahia ganha nova sede no Pelourinho
O Centro Gemológico da Bahia (CGB) ganhou uma nova sede para expansão das atividades e oferta de novos cursos, nesta quarta-feira (20/11). O órgão - ligado à a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) - servirá de modelo para implantação de cinco escolas de gemas e joias, em municípios com elevada exploração de pedras preciosas.
Segundo o diretor do Ipac, João Carlos de Oliveira, o imóvel que o Centro Gemológico vai ocupar é um dos maiores sob a guarda do Governo do Estado dentro do Pelourinho, bem em frente à Casa do Olodum, e isso vai garantir uma capacidade de visitação e maior espaço para as atividades técnicas que o centro promove.
Entre os cursos que serão ofertados estão o de fundição de metais, design de joias com rhinoceros [3D], artesanato mineral, modelagem em cera, gemologia e cravação. O laboratório de análise de gemas também poderá ser ampliado.
Além de ganhar mais espaço, o CGB servirá de modelo para implantação de cinco escolas de gemas e joias em municípios com elevada exploração de pedras preciosas. A primeira escola piloto deverá ser implantada em Pindobaçu, município forte na produção de esmeraldas, a aproximadamente 400 Km de Salvador.
SOBRE
Atualmente, o CGB, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), promove cursos de formação e aperfeiçoamento profissional em joalheria, visando formar, qualificar, especializar e certificar profissionais para o setor joalheiro. A Bahia é reconhecida como um dos maiores produtores brasileiros de gemas e metais preciosos, com uma grande variedade de pedras coradas em seu subsolo, ocupando o segundo lugar no ranking nacional de exploração de gemas.
LEIA MAIS: Mãe de Carlos Bolsonaro publica foto com o filho: "sempre juntos"; vereador saiu das redes sociais
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.