Censo aponta mais de 1,6 milhão de indígenas no Brasil
Os números finais foram obtidos após uma coleta de dados realizada na Terra Indígena Yanomami, que fica entre os estados de Roraima e Amazonas
No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 1.652.876 pessoas indígenas. Os dados são do Censo Demográfico de 2022 e foram divulgados nesta segunda-feira (3/4).
Os números finais foram obtidos após uma coleta de dados realizada na Terra Indígena Yanomami, que fica entre os estados de Roraima e Amazonas. Foram recenseadas 16.864 indígenas em Roraima e 10.280 no Amazonas, totalizando, hoje, 27.144 pessoas. Do total, 5.600 indígenas foram contabilizados em áreas mais remotas graças ao apoio de agentes e helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O resultado do Censo deve ser divulgado na primeira semana de maio. O IBGE afirma que esses dados divulgados são preliminares e ainda vão passar por novos tratamentos, o que deve revelar que o número de indígenas no território brasileiro é ainda maior.
LEIA MAIS: Repórter do Grupo Aratu, Lorena Dias é homenageada no Prêmio Mulher Notável
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!