Casos de feminicídio na Bahia têm redução de 7,8%, aponta SSP
Em números absolutos, foram contabilizados 106 casos de feminicídio em 2024, contra 115 em 2023
Por Lucas Pereira.
Os casos de feminicídio na Bahia tiveram uma redução de 7,8% em 2024, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Em números absolutos, foram contabilizados 106 casos em 2024, contra 115 mortes em 2023.
Segundo a pasta, a queda dos casos ocorreu devido às ações do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) e do Batalhão Ronda Maria da Penha, além do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM), responsável pela fiscalização de medidas protetivas, promove também trabalho educativo na capital e no interior.
“O Batalhão conta com três principais projetos de prevenção contra violência doméstica. O 'Fala Sério', ‘Homens em Diálogo’ e o ‘Guardiões de Maria’, com ações periódicas ao longo do ano", destacou a comandante do BPPM, tenente-coronel Roseli de Santana.
POLÍCIA CIVIL
No âmbito das ações de inteligência, a criação em 2023 do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), garantiu o reforço na rede de proteção das vítimas.
A diretora do DPMCV, delegada Patrícia Barreto Oliveira, ressaltou a importância da estrutura dedicada à proteção e ao acolhimento das mulheres em situação de vulnerabilidade.
"Nosso trabalho vai além da resposta às violências. Promovemos ações preventivas, fortalecemos redes de apoio e encorajamos as vítimas a romperem ciclos de violência", destacou a delegada.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).