Cansado de ligações de banco oferecendo empréstimo? Saiba como cancelar
Cansado de ligações de banco oferecendo empréstimo? Saiba como cancelar
Os aposentados e pensionistas que não quiserem mais receber ligações com ofertas de crédito consignado podem se cadastrar no serviço “Não Perturbe” dos bancos, que passa a funcionar a partir desta quinta-feira (2/1). Na pratica, isso significa que será possível cancelar o serviço e não ser incomodado com esse tipo de ligação.
Para ativar a função é preciso cadastrar, no site do serviço, os telefones fixos ou móveis vinculados ao número do CPF. O bloqueio começa a valer 30 dias após o procedimento e, uma vez feito o cadastro, o bloqueio de chamadas abrange também os correspondentes bancários, ampliando o alcance da medida.
Ao todo, 23 bancos aderiram participam da iniciativa. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), isso corresponde a cerca de 98% da carteira de crédito do país.
A medida também prevê a criação de um monitoramento de reclamações por conta oferta inadequada de empréstimos, que contabilizará as queixas feitas. “Teremos um termômetro de qualidade da atuação do correspondente, e com base no indicador de reclamações, os bancos irão adotar medidas administrativas, que vão desde advertência, suspensão, até o fim do relacionamento com o correspondente”, disse Amaury Oliveira, diretor de autorregulação da Febraban.
No caso de alguma infração por parte de algum correspondente, os bancos são obrigados a aplicar sanções, caso contrário ficam sujeitos a multas que variam de R$ 45 mil a R$ 1 milhão.
LEIA MAIS: Homem é morto pela PM após assassinar tio, avó e ferir dois
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.