Geral

Candidatos ao governo, Ideb preocupante e propostas para a educação

Candidatos ao governo, Ideb preocupante e propostas para a educação

Por Da Redação

Candidatos ao governo, Ideb preocupante e propostas para a educaçãoilustrativa/divulgação

do Linha de Frente, blog do Aratu Online


Na última segunda-feira (3/9), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), onde a Bahia aparece com números inferiores à meta estabelecida. Apenas o 5º ano do ensino fundamental teve nota positiva, obtendo 4,7 no ano passado, superando, inclusive, a meta de 2019, que era de 4,5. Mas o ensino médio na rede estadual, por exemplo, teve uma queda de 3,0 para 2,7 em seis anos. Confira todos os índices clicando aqui.


Em 2018, os postulantes ao cargo de governador da Bahia registraram propostas para a educação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Confira:


Célia Sacramento (Rede)


Quer investir na formação técnico-profissional, com o Programa Jovem Técnico; promete ?erradicar o analfabetismo no Estado da Bahia no período de quatro anos, através do Programa Bahia Alfabetizadora?; quer ampliar o número de escolas de ensino fundamental; ?modernizar a estrutura física das escolas?; e implantar o serviço de orientação pedagógica.


João Henrique Carneiro (PRTB)


Promete ampliar o Programa Todos pela Alfabetização (Topa); aumentar o número de escolas em comunidades rurais; quer intensificar a infraestrutura das escolas; quer ainda apoiar os estudantes de baixa renda; e dar prioridade para a educação especial nas escolas.


João Santana (MDB)


Quer implantar o ensino técnico profissionalizante no regime integral; dar prioridade aos municípios com menores Índices de Desenvolvimento; e reformular a estrutura física de todas as escolas do estado, de todos os níveis.


Marcos Mendes (PSOL)


O candidato quer implantar o regime integral em todas as escolas do estado; mais atenção à educação de pessoas com deficiência, quilombolas, indígenas, grupos LGBTQ+ e idosos; reformular o plano de carreira dos professores estaduais; implantar ?elementos da cultura geral, da cultura humanística e da cultura formativa?.


Rui Costa (PT)


O atual governador promete incrementar disciplinas que discutam temas atuais como questões de gênero, educação socioemocional, culturas afro-brasileiras, entre outros; aliar a tecnologia à educação; iniciar a educação científica nas escolas de educação básica; ?implantar ao menos um curso profissionalizante em cada unidade escolar?; investir em ações que estimule a alfabetização; e ?ampliar a proficiência dos estudantes no Ensino Médio?.


Zé Ronaldo (DEM)


Afirma que vai aliar a formação geral com a formação profissional integrada; promete investir na formação dos professores e o pagamento de bônus nos salários deles, a partir dos resultados obtidos pelos alunos; ?criar um programa especial de apoio técnico, administrativo e pedagógico aos municípios?; implantar o Novo Ensino Médio, com integração da educação profissional; e inovar o currículo, para ?atender os interesses dos jovens?.


O candidato Orlando Andrade (PCO) não possui plano de governo registrado no TSE.


Siga o Linha de Frente no Twitter: @linhadefrenteba


LEIA MAIS: PF continua investigando se há mais envolvidos em ataque a Bolsonaro


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no  facebook.com/aratuonline


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.