Geral

Brasil está com ar mais seco que o deserto do Saara, diz MetSul

O nível baixo de chuva e, por causa disso, a menor umidade do solo favorecem o ar seco e o aumento da temperatura, em um ciclo que se autoalimenta

Por Da Redação

Brasil está com ar mais seco que o deserto do Saara, diz MetSulCréditos da foto: Ilustrativa/Pexels

O Brasil está com ar mais seco que o deserto do Saara neste começo de setembro. A informação, que parece difícil de acreditar, é a conclusão de um levantamento da MetSul Metereologia, divulgado nesta sexta-feira (6/9).


Boa parte do território nacional está com uma umidade do ar menor do que a do maior deserto do planeta devido a uma massa de ar seco que atua no país de forma prolongada, com uma baixa frequência de frentes frias.


O nível baixo de chuva e, por causa disso, a menor umidade do solo favorecem o ar seco e o aumento da temperatura, em um ciclo que se autoalimenta.


Na quinta-feira (5), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de grande perigo por baixa umidade para dezenas de cidades brasileiras - entre elas, 12 estavam na Bahia. Elas são:


– Barreiras;


– Buritirama;


– Cocos;


– Correntina;


– Cotegipe;


– Formosa do Rio Preto;


– Jaborandi;


– Luís Eduardo Magalhães;


– Mansidão;


– Riachão das Neves;


– Santa Rita de Cássia;


– São Desidério.







No mesmo dia, no deserto do Saara, as menores umidades registradas em boletins meteorológicos de aeroportos que operam na região foram de 36% no Cairo (Egito), 84% em N´Djamena (Chad), 52% em Niamey (Níger), 52% em Argel (Argélia) e 59% em Bamako (Mali).


Além disso, o estudo ressalta que o Saara enfrenta uma situação excepcional de chuva e umidade mais alta, que ocorre a cada dez ou quinze anos. Em alguns locais, a precipitação ficou mais 500% acima da média e a tendência é seguir chovendo.


Com informações do SBT News

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).






Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.