Bolsonaro recorre ao STF para evitar depoimento e prisão de Weintraub no inquérito das fake news
Bolsonaro recorre ao STF para evitar depoimento e prisão de Weintraub no inquérito das fake news
Após reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para definir estratégias de reação ao Supremo, o ministro André Mendonça (Justiça) ingressou com um pedido de habeas corpus para Abraham Weintraub (Educação) a fim de "garantir liberdade de expressão dos cidadãos".
De acordo com o Jornal Folha de São Paulo, com o pedido de habeas corpus, a ideia é impedir a prisão ou outra medida cautelar contra Weintraub no caso de ele se recusar a cumprir a determinação do STF de prestar depoimento.
Ingressei c/ HC perante o @STF_oficial em razão do Inq 4781. A medida visa garantir liberdade de expressão dos cidadãos. De modo mais específico do Min @AbrahamWeint e demais pessoas submetidas ao Inquérito. Tbm visa preservar a independência, harmonia e respeito entre os poderes
— André Mendonça (@AmendoncaMJSP) May 28, 2020
O anúncio do ministro foi feito em uma rede social no início da madrugada desta quinta-feira (28/5). O habeas corpus, segundo o ministro da Justiça, foi ajuizado no Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com Mendonça, o pedido beneficia "de modo mais específico" Weintraub e as "demais pessoas submetidas ao inquérito [4.781, que investiga fake news e ataques ao Supremo]". Weintraub, que em reunião ministerial de 22 de abril disse que, por ele, "colocaria todos esses vagabundos na cadeia, começando no STF", agradeceu. "Obrigado!", escreveu no Twitter de Mendonça.
LEIA MAIS: Mais 21 cidades têm transporte intermunicipal suspenso na Bahia; total chega a 240
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.