Geral

Bahia foi o único estado com mais de mil mortes por ações policiais em 2023, aponta relatório

População negra representa 94,6% desse total, com uma vítima a cada sete horas

Por Bruna Castelo Branco

Bahia foi o único estado com mais de mil mortes por ações policiais em 2023, aponta relatórioCréditos da foto: SSP-BA

A Bahia é o único estado do Brasil que ultrapassou a marca de mil mortes causadas por ações de agentes de segurança, segundo dados do boletim "Pele Alvo: mortes que revelam um padrão", divulgado pela Rede de Observatórios da Segurança nesta quinta-feira (7/11). Em 2023, segundo o estudo, as forças de segurança da Bahia mataram 1.702 pessoas.


O número é o segundo maior já registrado pela entidade desde 2019, quando o Rio de Janeiro registrou 1.814 mortes em ações policiais. A população negra representa 94,6% desse total, com uma vítima a cada sete horas.


A quinta edição do boletim foi elaborada com base em dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), junto à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e outros órgãos estaduais e federais.


[caption id="attachment_398654" align="alignnone" width="784"] Imagem: Rede de Observatórios da Segurança[/caption]

Ainda segundo o levantamento, a polícia baiana é a que mais mata, sendo responsável por quase metade das mortes (47,5%) de pessoas negras em ações policiais em todo o Nordeste. A juventude também faz parte do perfil mais vitimado: 62% dos mortos tinham entre 18 e 29 anos, e 102 jovens de 12 a 17 anos foram mortos por agentes de segurança. Confira aqui o relatório na íntegra.


O Aratu On entrou em contato com a SSP-BA para pedir um posicionamento oficial mas, até o momento da publicação desta matéria, ainda não havia recebido resposta.


ÍNDICES DE VIOLÊNCIA

Além da violência policial, a Bahia aparece em destaque nos índices gerais de violência. O estado registrou o maior número de homicídios dolosos no primeiro semestre de 2024, com 2.087 mortes, conforme dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A Bahia também ocupa a liderança em homicídios de mulheres e de negros, segundo o Atlas da Violência 2024.


[caption id="attachment_398652" align="alignnone" width="795"] Imagem: Rede de Observatórios da Segurança[/caption]

A violência no estado não é um problema novo. Em 2023, a Bahia registrou 6.578 homicídios dolosos, o maior número do país, pelo terceiro ano consecutivo. O dado foi apontado pela 18ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.


Em 2022, o Atlas da Violência também destacou a Bahia como o estado com o maior número de homicídios dolosos, com 6.776 mortes violentas.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebookTwitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.