Arcos do comércio serão requalificados essa semana, diz prefeitura
Arcos do comércio serão requalificados essa semana, diz prefeitura
A muralha do frontispício, conjunto de arcos localizado no bairro do Comércio, em Salvador, será requalificada a partir de quinta-feira (12/9). De acordo com a Prefeitura de Salvador, cerca de R$300 milhões estão sendo investidos na revitalização do bairro. O prazo para conclusão de serviço é até junho de 2020.
O local é um dos símbolos da fundação da primeira capital do Brasil e os primeiros paredões foram construídos em abril de 1549, em taipa de pilão, para defender Salvador e proporcionar a segurança de seus novos habitantes. s arcos podem ser vistos em diversos pontos do Centro Histórico, tanto na Cidade Alta quanto na Cidade Baixa.
As ações de recuperação consistirão em obras estruturais, cênicas e paisagísticas no trecho que se estende da Praça Castro Alves à Ladeira da Misericórdia. Orçada em R$4,5 milhões e com duração de 12 meses, as intervenções fazem parte de um projeto doado ao Executivo municipal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A prefeitura informou que projeto contempla a consolidação e estabilização estrutural das muralhas existentes; recuperação urbanística das ladeiras próximas ao local; implantação de nova iluminação, reduzindo a sensação de insegurança da área; além da restauração paisagística do frontispício, voltada para a valorização dos monumentos do entorno; e a inserção de sistema de iluminação cênica para a valorização de toda a estrutura.
Enquanto isso, já estão em andamento as obras de requalificação dos arcos da Ladeira da Montanha. A intenção, segundo o órgão, é recuperar todo o conjunto arquitetônico que é composto por 17 arcos, destacando seus valores artísticos e suprimindo elementos e volumes que atualmente descaracterizam a edificação.
Próximo dali, o Elevador do Taboão, que estava desativado há 54 anos, voltará a funcionar ligando as cidades Alta e Baixa, isto é, o Pelourinho e o Comércio. Os projetos de recuperação dos arcos da Ladeira da Montanha e do Elevador Taboão também foram cedidos pelo Iphan à Prefeitura.
LEIA MAIS: Mulher denuncia ex-marido por agressão; filho presenciou o crime
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003