Arcebispo de Salvador, Dom Sergio ganha título de cidadão baiano
Em seu discurso, o Cardeal Dom Sergio brincou que já se sentia baiano pela convivência, mas que agora é algo oficializado
Por Lucas Pereira.
O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, recebeu, nesta quinta-feira (28), o título de cidadão baiano em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa de Salvador (Alba). Ele já havia recebido o título de cidadão soteropolitano.
A honraria, proposta pelo deputado Alex da Piatã, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Dom Sergio à comunidade baiana. Vale destacar que Dom Sérgio foi escolhido em 2020 para suceder Dom Murilo Krieger no comando da Arquidiocese Primaz.
Em seu discurso, o Cardeal brincou que já se sentia baiano pela convivência, mas que agora é algo oficializado:
“Tenho me sentido baiano, convivendo com o nosso povo, nesta querida cidade e ao percorrer as cidades da Bahia, onde se encontram as nossas dioceses. Ao ser acolhido nas casas e comunidades, ao compartilhar as alegrias e dores de nossa gente, tenho me sentido, de fato, cidadão baiano. Mas, a partir de agora, posso dizer: ‘sou cidadão baiano'”, afirmou Dom Sergio.
Estiveram presentes na cerimônia autoridades eclesiásticas e políticas como os bispos auxiliares da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão, Dom Valter Magno de Carvalho e Dom Dorival Barreto; o padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Senhor do Bonfim; o prefeito de Salvador, Bruno Reis; e o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas.
Quem é Dom Sergio?
Dom Sergio da Rocha, nascido em Dobrada, São Paulo, em 21 de outubro de 1959, foi nomeado Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil pelo Papa Francisco em 11 de março de 2020, tomando posse em 5 de junho do mesmo ano na Catedral Basílica.
Com formação sólida, Dom Sergio é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Sua trajetória inclui atuações como bispo auxiliar em Fortaleza, arcebispo metropolitano de Teresina e de Brasília, além de ter sido presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2015 a 2019.
Dom Sergio da Rocha integra ainda o Conselho de Cardeais da Igreja Católica, responsável por auxiliar o Papa no governo da Igreja e na reforma da Cúria Romana. Além disso, os membros do Conselho podem ser escolhidos para o cargo de Papa, em caso de renúncia ou morte do Santo Padre.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).