Após regularizar quilombos, Lula liga para escritor baiano com livro inspirado no tema

O livro “Torto Arado”, premiado com o Prêmio Jabuti 2020, é situado no Quilombo de Iúna, em Lençóis, um dos que foi beneficiado com o decreto do Governo Federal

Por Lucas Pereira.

Após regularizar quilombos, Lula liga para escritor baiano com livro inspirado no temaFlickr/Palácio do Planalto e Instagram/@itamarvieirajr


Enquanto assinava a regularização dos quilombos a partir da desapropriação de terras para 15 territórios quilombolas em oito estados, beneficiando 1.123 famílias, o presidente Lula ligou para o escritor baiano Itamar Vieira Júnior para falar da medida e “tietar” o artista.

O livro “Torto Arado”, premiado com o Prêmio Jabuti 2020, é situado no Quilombo de Iúna, em Lençóis, um dos que foi beneficiado com o decreto do Governo Federal. Na assinatura, ocorrida na sexta-feira (29), Lula conversou com Itamar por telefone.

“Eu estou te telefonando cara, para você saber que estou assinando, neste exato momento, legalizando o quilombo de Lençóis”, disse Lula. “Que maravilha. Nosso povo, esse povo merece, merece muito", respondeu o baiano.

Lula ainda aproveitou para pedir um exemplar do último livro de Itamar, “Salvar o Fogo”, premiado com o Jabuti 2024 de Melhor Romance Literário.

O decreto

A cerimônia de assinatura ocorreu no Palácio do Planalto, com a participação dos ministros Anielle Franco (Igualdade Racial), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Social e Agrário) e Nísia Trindade (Saúde). Segundo nota do governo, os decretos representam um passo decisivo para a titulação das terras e para a preservação cultural e autonomia das comunidades. "A titulação desses territórios quilombolas é o primeiro passo para garantir autonomia e proteção das comunidades, promovendo a preservação de suas tradições culturais", afirmou o comunicado.  

Os territórios declarados de interesse social estão localizados em estados como Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba, Piauí, Paraná e São Paulo. Entre as áreas contempladas está o quilombo Pitanga de Palmares, em Simões Filho (BA), onde a líder quilombola Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, foi assassinada em agosto de 2023

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.