AO TRABALHO: Após recesso, Câmara retoma atividades; Veja propostas apresentadas pelos vereadores
AO TRABALHO: Após recesso, Câmara retoma atividades; Veja propostas apresentadas pelos vereadores
Por Da Redação.
As atividades na Câmara Municipal de Salvador foram retomadas nesta quinta-feira (2/2), após recesso parlamentar. A tradicional cerimônia foi comandada pelo atual presidente da Casa, o vereador Leo Prates (DEM) e teve a presença do prefeito ACM Neto (DEM). Neste ano, a casa conta com o orçamento de R$ 160 milhões.
Dos 43 vereadores eleitos, 28 renovaram o mandato na última eleição. Doze, do total, assumem pela primeira vez e três retornaram à Casa. O governo tem o apoio de 32 aliados, sendo dez da oposição e um que se declara ?neutro?.
O prefeito aproveitou a cerimônia para anunciar o nome do novo líder de governo na Casa. Trata-se do vereador Henrique Carballal (PV), substituto de Joceval Rodrigues, eleito no início do ano para assumir a cadeira de 2º secretário da nova Mesa Diretora. A oposição é liderada pelo vereador José Trindade (PSL).
Em seu discurso, o prefeito salientou a importância de ter o apoio da Câmara para que os trabalhos ?andem?.
Já Leo Prates, aparentemente emocionado, se disse orgulhoso de presidir a casa. Prates revelou que, ainda durante o recesso, 69 propostas foram apresentadas pelos vereadores eleitos e informou que na próxima semana será criado o colegiado das comissões, proposta dada pela vereadora Marta Rodrigues (PT), uma de suas concorrentes à presidente da CMS. O discurso do presidente foi concluído ao mencionar o aumento no número de mulheres compondo a casa, somando oito agora.
A reabertura oficial dos trabalhos na Câmara de Salvador, as sessões ordinárias voltarão a ser realizadas de segunda a quarta-feira, a partir das 15h, além do retorno das audiências públicas, sessões solenes e especiais, que também serão retomadas neste mês.
Os vereadores apresentaram um total de 69 propostas até a última quarta-feira (25/1) e já iniciaram os debates sobre assuntos de interesse da cidade, como ?Escola sem partido?, de Alexandre Aleluia (DEM), ?Escola Livre?, de Marta Rodrigues (PT), e ?Regulamentação do Uber?, de Maurício Trindade (DEM). Do total de matérias apresentadas, foram protocolados 30 projetos de lei, 35 indicações ao Poder Executivo, além de quatro projetos de resolução.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).