Antigo 'Espanhol': Governador faz primeira visita ao Hospital 2 de Julho após mudança de nome
Deputados discutiram nesta quarta-feira (16/8) sobre alteração do nome da unidade hospitalar
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) visitou o Hospital Estadual 2 de Julho - antigo Hospital Espanhol, nesta quinta-feira (17/8). Acompanhado da secretária da Saúde, Roberta Santana, e do vice-governador, Geraldo Júnior (MDB), essa foi a primeira visita após a mudança do nome da unidade de saúde, situada na orla da Barra, em Salvador.
Com investimento de R$ 122 milhões e 100 leitos ativos destinados aos beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital agora assume novo perfil de atendimento em clínica médica adulta e pediátrica. Além disso, conforme a gestão estadual, a integração do 2 de Julho ao SUS vai impactar nas demandas da Central de Regulação.
A unidade ainda passa por obras de manutenção. A previsão é que, ao final das obras, sejam oferecidos mais 146 leitos, somando um total de 246 leitos, dos quais 70 são destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ao final da fase de manutenção, o hospital passará a ter a capacidade operacional de atender até 1.900 pacientes por mês.
"Nossa expectativa é que até setembro, no máximo início de outubro, este hospital esteja funcionando com a carga máxima", declarou Jerônimo, destacando ainda uma próxima inauguração, do Hospital Ortopédico. "Logo teremos outra agenda dessas lá no Cabula, naquele que será o maior hospital ortopédico do Brasil, para que dentro de um ano e pouco, possamos zerar a fila de regulação da ortopedia, que hoje é um calo, porque a quantidade de acidentes de automóveis e domésticos é muito grande", completou o governador.
ADMINISTRAÇÃO
A administração do Hospital Estadual 2 de Julho é realizada pela Fundação Fabamed, após processo de seleção pública conduzido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Com mais de 900 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e uma equipe multiprofissional, a unidade está empenhada em fornecer um cuidado de saúde abrangente e especializado.
ESPECIALIDADES
O atendimento da unidade de saúde é exclusivo para os pacientes que aguardam a regulação para hospitais de alta complexidade. São oferecidos atendimento de especialidades médicas, em internação nas áreas de cardiologia, nefrologia, cirurgia geral, neurologia, gastroenterologia, ginecologia, pediatria, hematologia e infectologia. Além disso, a equipe multiprofissional do hospital é composta por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outros profissionais, visando a uma abordagem completa e humanizada.
MUDANÇA DE NOME
A mudança do nome do hospital gerou discordâncias entre os deputados baianos Junior Muniz (PT) e Alan Sanches (União Brasil), que discutiram a alteração nessa quarta-feira (16). Confira:
https://youtu.be/RZMOYSJlxAk
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!