Geral

Ano Novo: saiba como lidar com o medo dos animais de estimação durante a queima de fogos

Cães conseguem captar vibrações entre 20 Hz e 20.000 Hz. A realidade para os felinos é ainda maior, e chega a 50.000hz

Por Da Redação

Ano Novo: saiba como lidar com o medo dos animais de estimação durante a queima de fogosCréditos da foto: Ilustrativa/Pexels

Festa, família reunida, gritaria e o zunido interminável dos fogos queimados durante as festas de final de ano, especialmente no Réveillon, são verdadeiros inimigos dos animais de estimação - em especial, cães, gatos e aves.


Segundo Michelle Holanda, diretora de Bem-Estar e Proteção Animal, ligada à Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) de Salvador, esses bichinhos têm o comportamento afetado diretamente pelas movimentações, entradas e saídas de pessoas nas casas, e pelo barulho de rojões e foguetes utilizados para celebrar a chegada do novo ano. Por isso, como explica ela, nesse período, mudanças, como tremores, agressividade, cocô e xixi fora do lugar e fugas se tornam parte da rotina dos pets.


A diretora ressalta parte desse problema vem porque os bichinhos escutam muito bem: a maioria dos animais tem uma sensibilidade auditiva maior do que a dos humanos. Cães, por exemplo, conseguem captar vibrações entre 20 Hz e 20.000 Hz. A realidade para os felinos é ainda maior, e chega a 50.000hz.


"Essa hipersensibilidade justifica o estresse, agitação, tentativas de fugas e tremor, como os principais sintomas observados no momento dos estampidos de fogos. Numa tentativa de amenizar essa situação, é orientado que, antes de começar o momento da queima de fogos, sejam fechadas janelas, portas, sacadas e varandas, pois isso irá reduzir o volume do barulho", aponta Michelle.


E ela dá uma dica: deixar a televisão ou o rádio ligados perto do animal no cômodo em que ele mais fica na casa ajuda a aliviar a tensão do bichinho. Além disso, interagir com o pet é fundamental para que ele saiba que não está sozinho.


"Caso o animal tente buscar por abrigo embaixo da cama, dentro do armário ou outro local que o faça se sentir seguro, não o impeça de se esconder. Por fim, vale a pena salientar que qualquer tipo de medicamento só pode ser aplicado com a orientação de um médico veterinário".


LEIA MAIS: Abertura do Festival Virada Salvador nesta quinta tem Anitta, Zé Vaqueiro e Nattan


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.