AO VIVO Últimas Notícias
06/02/2024 21h14 | Atualizado em 06/02/2024 21h14

Sebastian Piñera, ex-presidente do Chile, morre em acidente de helicóptero na região central do país

O governo do Chile declarou luto oficial de três dias

Sebastian Piñera, ex-presidente do Chile, morre em acidente de helicóptero na região central do país
Edimário Duplat

O ex-presidente do Chile, Sebastian Piñera, morreu em um acidente de helicóptero ocorrido nesta terça-feira (6/2) na cidade de Lago Ranco, região central do país. O político tinha 74 anos e foi mandatário do país em duas ocasiões (2010 a 2014 e 2018 a 2022).

Segundo informações do jornal La Tercera, Piñera estava pilotando o helicóptero e tinha a companhia de mais três pessoas no veículo, que caiu em um lago da região. Duas delas conseguiram nadar até a margem e a terceira foi resgatada na água. Já o ex-presidente não conseguiu tirar o cinto de segurança e afundou junto a aeronave. 

O governo do Chile declarou luto oficial de três dias e a cerimônia de velório terá as honrarias oficiais para um chefe de estado. 

Filho de uma família com histórico na política chilena, Piñera era um homem de negócios que participava ativamente de duas grandes empresas do país andino: a LAN – empresa área que se juntou a TAM e forma hoje a LATAM – o canal de TV Chilevisión. Além deles, também foi acionista do Colo-Colo, um dos maiores clubes de futebol da nação. 

Como presidente, fez uma primeira gestão pela direita democrática do país e tentou desvincular-se de qualquer aproximação com o passado de ditadura militar que assolou o país. Já na segunda gestão, sofreu duras críticas da população e sofreu um dos maiores protestos desde o retorno a era democrática e chegou a responder um processo de impeachment, sendo absolvido pelo Senado. 

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!