Confira a previsão do tempo para Salvador nos próximos dias
Mudança climática ocorre em razão de um VCAN; entenda
As fortes chuvas, acompanhadas de raios, trovões e rajadas de vento, causaram danos à população de Salvador e outras cidades baianas nesta quarta-feira (20/12). De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), essa mudança climática se deve a um 'Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN)'.
O Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) registrou uma rajada de vento de 48,6 km/h, que foi intensificada pelo VCAN.
A região do extremo-sul da Bahia também foi bastante afetada, com registros acumulados pluviométricos expressivos. A cidade de Ilhéus, que registrou chuvas superiores a 180 mm, nas últimas 24 horas, está em estado de alerta.
Leia mais: Chuvas na Bahia: Ilhéus entra em estado de alerta
PREVISÃO DO TEMPO
À TV Aratu, o meteorologista da Giuliano Carlos Nascimento, da Codesal, disse que o VCAN persiste nesta quinta-feira (21), com possibilidade de chuva de fraca à moderada. "Nada que vai ocasionar mais transtornos", disse. "Para o Natal, a expectativa é que a chuva reduza e a temperatura fique mais elevada", acrescentou.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura na capital baiana vai ficar em torno de 27 ºC nesta sexta-feira. O alerta é da cor laranja, que alerta para as chances de chuvas intensas.
https://youtu.be/65wltStaKk4
ACUMULADO
O boletim da Defesa de Civil de Salvador (Codesal), atualizado às 19h40, informou que cinco ameaças de deslizamento, 11 quedas de árvores, seis deslizamentos de terra e 31 destelhamentos, sendo sete na Cidade Baixa e outros seis na região do Subúrbio de Salvador.
O gráfico do acumulado de chuvas, atualizado às 18h, mostra que na hora anterior ao boletim, as áreas onde o “cacau caiu” com mais intensidade foram: Palestina (41,4 mm), Campinas de Brotas (39,6 mm), Brotas (37,8 mm), Saramandaia (37,6 mm) e Chapada do Rio Vermelho (36,6 mm).
LEIA MAIS: Chuvas na Bahia - Ilhéus entra em estado de alerta
LEIA MAIS: Com quedas de árvores e mais de 30 destelhamentos, chuvas provocam prejuízos em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!