Geral

'Um simples morador não faria isso', afirma neto de Mãe Bernadete após conclusão da polícia

Assinato da líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, completa três meses nesta sexta-feira (17/11)

Por Juana Castro

'Um simples morador não faria isso', afirma neto de Mãe Bernadete após conclusão da políciaArquivo

Sob supervisão da jornalista Juana Castro


Assim como o tio, Jurandir Pacífico, o neto mais velho de Mãe Bernadete, Wellington, não acredita na conclusão das investigações da Polícia Civil (PC), de que traficantes de droga, a mando de um vendedor ilegal de madeira, teriam assassinado a matriarca, ialorixá e líder do Quilombo Pitanga dos Palmares.


O madereiro em questão é Sérgio Ferreira de Jesus, que segundo a polícia teria pedido a morte da ialorixá aos traficantes de drogas da região.


“Um morador, madeireiro, não conseguiria inflamar o fogo suficiente para que matassem uma pessoa idosa como Bernadete”, afirmou Wellington, durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (17/11), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).


Para o filho de Bernadete Pacífico, alguém mais influente estaria por trás da ordem do crime. Ele chegou a levantar de que seria uma pessoa oriunda da especulação imobiliária empresarial ou da mineração.


Leia mais: Filho de Mãe Bernadete contradiz versão da polícia e fala em ‘contrato do tráfico’ 


Conforme a PC, acompanhada pelo Ministério Público estadual (MP-BA), Sérgio também foi o responsável por indicar o melhor momento para que os dois executores, ligados ao tráfico, entrassem na casa da vítima e cometessem o crime - que completa três meses nesta sexta-feira.


A causa e a motivação do crime já são dadas como encerradas para a investigação. Porém, outras diligências relacionadas ao assassinato de Mãe Bernadete ainda seguem em curso. A primeira busca desdobrar conflitos por terra que acontecem dentro dos mais de 800 hectares do quilombo, enquanto a outra visa identificar os líderes e os nomes dos traficantes que atuam no crime organizado de Simões Filho, nas proximidades do Quilombo de Pitanga dos Palmares.


LEIA MAIS: Média de mortes de quilombolas dobra entre 2018 e 2022, diz pesquisa


LEIA MAIS: Traficantes de drogas são culpados pela morte de Mãe Bernadete, indica polícia; 6 homens foram indiciados


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.