AO VIVO Últimas Notícias
04/05/2023 07h46 | Atualizado em 04/05/2023 08h53

Bahia é o estado do Nordeste com maior número de tremores de terra em abril; entenda

Foram 16 tremores de terra em 11 municípios. As magnitudes de abril no estado variaram de 1.3 mR a 2.5 mR.

Bahia é o estado do Nordeste com maior número de tremores de terra em abril; entenda Foto: ilustrativa
Dinaldo Santos

O Laboratório Sismológico da UFRN divulgou, no início deste mês de maio, mais um boletim de eventos sísmicos mensal, ocorridos no Nordeste do Brasil. Segundo a publicação, a Bahia é o estado com maior número de ocorrências, registrando 16 tremores de terra em 11 municípios. As magnitudes de abril no estado variaram de 1.3 mR a 2.5 mR.

No documento referente ao mês de abril, contém a lista dos 35 eventos sísmicos, destacando o dia em que ocorreram, o horário (UTC) registrado pelas estações sismográficas operadas e mantidas pelo LabSis/UFRN, a magnitude preliminar calculada e a localização do evento.

boletim sismologico

Além disso, o documento traz uma breve explicação sobre o que é magnitude e dicas de como agir no momento de um tremor. Ainda é possível acompanhar as publicações individuais dos eventos que venham a ocorrer na região Nordeste do país na aba ‘notícias’ do portal do Laboratório Sismológico da UFRN.

O QUE EXPLICA ESSES EVENTOS NA BAHIA?

A ocorrência desses eventos, de forma constante na Bahia, não é uma novidade. Em maio de 2021, o Aratu On conversou com um especialista do LabSis da UFRN, buscando entender o que já não parece ser um fenômeno.

De acordo com o mestre em geofísica, Eduardo Alexandre Menezes, no Recôncavo Baiano, por exemplo, historicamente, já ocorreram vários tremores no passado com magnitudes elevadas, em torno de 4 a 4,5. “Desde a década de 1700, têm relatos e históricos de tremores de terra nessa região”, pontuou.

ASSISTA AO VÍDEO:

LEIA MAIS: Militar preso em operação da PF disse que sabe quem mandou matar Marielle

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

 

Tópicos relacionados