Taxa de desemprego na Bahia chega a 19,8%, terceira mais elevada do país
Taxa de desemprego na Bahia chega a 19,8%, terceira mais elevada do país
Em novembro deste ano, a Bahia registrou uma taxa de desocupação (percentual de pessoas procurando emprego em relação às que estavam na força de trabalho) de 19,8%. Os dados fazem parte Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foram divulgados nesta quarta-feira (23/12).
Foi a taxa de desocupação mais alta para o estado desde maio, quando havia 851 mil pessoas desocupadas.
Com o percentual, a Bahia figura em terceiro lugar no ranking de maiores taxas de decocupação do país, atrás apenas do Maranhão (21,7%) e Amapá (20,9%). O número de pessoas desocupadas, ou seja, que procuraram trabalho e não encontraram, ficou em 1,276 milhão de pessoas, acima de outubro, quando havia 1,234 milhão de pessoas nessa situação.
Conforme o IBGE, o contínuo aumento no número de desocupados tem relação, mais uma vez, com a redução no número de pessoas que não estavam trabalhando, queriam trabalhar, mas nem chegaram a procurar emprego por causa da pandemia ou por não haver oportunidades onde viviam.
LEIA MAIS: Consórcio do Nordeste pede ao Ministério da Saúde suspensão de voos internacionais
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.