AO VIVO Últimas Notícias
23/12/2020 15h03 | Atualizado em 23/12/2020 16h20

Consórcio do Nordeste pede ao Ministério da Saúde suspensão de voos internacionais

Consórcio do Nordeste pede ao Ministério da Saúde suspensão de voos internacionais

Consórcio do Nordeste pede ao Ministério da Saúde suspensão de voos internacionais Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Da Redação

O Consórcio Nordeste, que é formado pelos nove governadores dos estados da região, solicitou ao  ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a suspensão imediata de todos os voos com origem ou destino o Reino Unido, Dinamarca, Holanda e Austrália. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (23/12).

Os líderes estaduais citam profunda preocupação com a mutação do vírus, que já foi registrada no Reino Unido, como motivação para o pedido. No texto, que foi enviado na terça-feira (22/12), o grupo solicita, ainda, que todos os passageiros que desembarquem no país por meio de voos oriundos da Europa cumpram quarentena e testes para a Covid-19 durante o período. 

“É com profunda preocupação que nós, os governadores do Nordeste do Brasil, recebemos a notícia de mutação do vírus causador da Covid-19 e da possibilidade que suas variantes sejam mais contagiosas e mais letais“, diz o consórcio, em carta assinada pelo governador Wellington Dias (PT-PI), presidente do grupo.

O Ministério da Saúde ainda não se manifestou sobre o pedido de suspensão, mas informou que a partir da próxima quarta-feira (30/12) entrará em vigor a restrição de entrada, por rodovias, portos e aeroportos, no Brasil, para estrangeiros de qualquer nacionalidade, de acordo com a Portaria 630/2020.  Antes do embarque, os viajantes precisarão apresentar à companhia aérea um documento que comprove o resultado não detectável de teste laboratorial (RT-PCR) para a Covid-19.

Além disso, o ministério anunciou um novo protocolo para chegada de pessoas vindas do Reino Unido, como medidas de monitoramento e rastreamento de contatos de passageiros e tripulantes.

LEIA MAIS: Caixa paga extensão do auxílio emergencial para mais de 3 milhões de beneficiários nesta quarta-feira

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação