PF prende em Portugal suspeito de hackear TSE; mandados também estão sendo cumpridos no Brasil

PF prende em Portugal suspeito de hackear TSE; mandados também estão sendo cumpridos no Brasil

Por Da Redação.

PF prende em Portugal suspeito de hackear TSE; mandados também estão sendo cumpridos no Brasilarquivo/Agência Brasil

Uma operação coordenada pela Polícia Federal (PF) em parceria com a Polícia Judiciária Portuguesa prendeu neste sábado (28/11), em Portugal, um suspeito de envolvimento no ataque hacker ao sistema Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ataque aconteceu no primeiro turno, quando o grupo divulgou dados antigos de funcionários da pasta, e o órgão afirma que não influenciou na contagem de votos.

Segundo a PF, o inquérito policial aponta que um grupo de hackers brasileiros e portugueses, liderados por um cidadão português, foi responsável pelos ataques. Investigações feitas pela ong SaferNet em parceria com o Ministério Público haviam apontado que se tratou de um ataque coordenado e que o grupo de hackers eram ligados a bolsonaristas.

Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão e três medidas cautelares de proibição de contato nos estados de São Paulo e Minas Gerais, segundo a Polícia Federal. Outro mandado, de busca e apreensão, fui cumprido em portugal. 

Os mandados cumpridos no Brasil foram expedidos pelo Juízo da 1ª Zona Eleitoral do Distrito Federal, após representação efetuada pela Polícia Federal e manifestação favorável da 1ª Promotoria de Justiça Eleitoral. Os crimes apurados no inquérito policial são os de invasão de dispositivo informático e de associação criminosa, ambos previstos no Código Penal; além de outros previstos no Código Eleitoral e na Lei das Eleições.

As ações se desenvolvem com por meio da Operação Exploit. O nome foi dado graças a uma parte de software, ou seja, um pedaço de dados ou uma sequência de comandos que tomam vantagem de um defeito a fim de causar um comportamento acidental ou imprevisto no software ou hardware de um computador ou em algum dispositivo eletrônico.

LEIA MAIS: Ataque hacker ao TSE também acessou dados de 2020 do tribunal; invasão não interferiu na apuração dos votos

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.