Projeto de Lei prevê bafômetro obrigatório para dar partida no motor; "reduzirá acidentes"

Projeto de Lei prevê bafômetro obrigatório para dar partida no motor; "reduzirá acidentes"

Por Da Redação.

Projeto de Lei prevê bafômetro obrigatório para dar partida no motor; "reduzirá acidentes" Pixabay

Está tramitando na Câmara um Projeto de Lei que prevê tornar o bafômetro obrigatório em todos os veículos. O equipamento deverá estar vinculado ao sistema de partida do motor, bloqueando a ignição caso o motorista tenha consumido bebida alcoólica.

Apresentado no mês de abril pelo deputado Bosco Costa (PL-SE), o PL 1437/2020 prevê a implantação progressiva do bafômetro - que seria inicialmente instalado em novos projetos de automóveis zero-quilômetro comercializados no Brasil.

A partir do terceiro ano de vigência da lei, a obrigatoriedade seria estendida a todos os veículos novos vendidos no País. No quarto ano, seria implementado um calendário para instalação em toda a frota circulante no prazo máximo de cinco anos. 

"Reiteramos nossa posição de prover condições seguras para todos os usuários das vias terrestres. A obrigatoriedade da instalação de dispositivo nos veículos automotores reduzirá drasticamente o número de condutores que dirigem sob a influência de álcool, e, por conseguinte, o número de acidentes, lesionados e mortos", diz um trecho da justificativa apresentada no PL. 

Conforme o deputado, o bafômetro com bloqueio da ignição seria instalado no volante do automóvel, em frente ao assento do motorista, porém o projeto não detalha a tecnologia a ser utilizada.

LEIA MAIS: Novo tremor de terra é registrado na região de Amargosa e São Miguel das Matas

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.