AO VIVO Últimas Notícias
06/10/2020 17h26 | Atualizado em 06/10/2020 17h35

Laboratório Federal divulga primeiros resultados sobre “sementes misteriosas” enviadas aos brasileiros

Laboratório Federal divulga primeiros resultados sobre "sementes misteriosas" enviadas aos brasileiros

Laboratório Federal divulga primeiros resultados sobre Foto: divulgação/Mapa
Da Redação

Os pacotes de sementes não solicitados recebidos em quase todos os Estados brasileiros continham fungos, bactérias e possibilidade de pragas quarentenárias (que não existem no Brasil). A Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou nesta terça-feira (6/10) que analisou os 258 pacotes enviados pelos clientes à pasta.

Após análises laboratoriais, foi identificada a presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como plantas daninhas).

Toda a análise é feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, que é referência no país. Há registros de pacotes enviados ao Estado da Bahia, onde a Agência de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia (ADAB) divulgou um alerta pedindo que as pessoas não plantem as sementes. Os únicos Estados que ainda não registraram o recebimento do material, segundo o Governo Federal, foram Maranhão e Amazonas. 

“Estamos falando de material não solicitado, que não tem controle e não sabemos a origem nem o que está carregando. Apesar da pequena quantidade, podem trazer pragas para a nossa agricultura, como plantas daninhas, fungos, outras doenças como bactérias, vírus”, disse o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal.

Além disso, as sementes podem ter sido tratadas com algum elemento químico ou ser um produto tóxico, por isso não devem ser manuseadas pelas pessoas, plantadas ou descartadas no lixo (para evitar uma possível germinação). Leal ressaltou que estão sendo tomadas todas as medidas para impedir a introdução de novas pragas no país. 

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação