AO VIVO Últimas Notícias
04/10/2020 15h35 | Atualizado em 04/10/2020 15h36

VÍDEO: Lula diz que Bolsonaro vive “lambendo as botas do presidente americano” e “vende a alma ao diabo”

VÍDEO: Lula diz que Bolsonaro vive "lambendo as botas do presidente americano" e "vende a alma ao diabo"

VÍDEO: Lula diz que Bolsonaro vive Foto: redes sociais/Lula
Da Redação

O ex-presidente Lula divulgou um vídeo no sábado (3/10) com críticas ao atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido). As declarações foram divulgadas na rede social do petista, em um gravação de quase cinco minutos de duração, foi publicada em homenagem aos 67 anos da Petrobrás.

Lula começou falando da importância da Petróbras e o papel do pré-sal, que hoje é extraído a custo similar a de países árabes com tradição no ramo pretroleiro. Ele definiu seu conceito de Soberania, que, segundo ele, está correndo no Brasil. Depois, acusou Bolsonaro e Ministros de "lamberem as botas do presidente americano", disse que os dirigentes "não gostam do país" e "vendem a alma ao diabo".

"Soberania não significa apenas defender a Petrobrás, defender o BNDS. Soberania significa defender a nossa fronteira seca, a nossa fronteira marítmica, o nosso espaço áreo, as nossas florestas, o ecossistema, a nossa água […] Soberania é o estado brasileiro assumir a responsabilidade pelo estado de bem-estar social de 210 milhões de brasileiros, sejam eles da origem social que forem. Cabe ao estado soberanamente cuidar do nosso país", afirmou o ex-presidente.

Lula argumenta que a cooperação que permitiu que um general do exército brasileiro trabalhe nas forças armadas américanas seria um sinal de quebra na soberania. "Agora, quando você tem um Brasil que coloca um general nosso para ser subordinado a um general americano no comando da Quarta Frota, que é a frota americana para tomar conta do oceano Atlântico e para vigiar o nosso petróleo, quando você tem um presidente da República que vive todo santo dia lambendo as botas do governo americano mesmo quando o governo americano fala bobagem contra o Brasil, quando você tem um ministro da Educação, um ministro das Relações Exteriores que lambe as botas do presidente americano, que é tão troglodita quanto o nosso, sabe, que é um cara violento, que não acredita na democracia, que não respeita os direitos humanos, ou seja, o que que você pensa da nossa soberania? Ela está correndo risco”, defendeu.

Para ele, esse seria um dos motivos para a queda do prestígio internacional no país. "Um país que não tem soberania não é respeitado. O Brasil não tem tendência para voltar a ser colônia", seguiu o ex-presidente. "Não é possível que esse país tenha dirigentes que não gostam do país. E quem não gosta do país venda a alma ao diabo, e é isso que eles estão fazendo agora", concluiu.

ASSISTA

 

LEIA MAIS: Senador Angelo Coronel defende legalização de jogos para pagar Renda Cidadã; "é só domar a bancada evangélica"

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação