DiCaprio e outros atores internacionais fazem critica a Bolsonaro por atuação na Amazônia; ministro rebate
DiCaprio e outros atores internacionais fazem critica a Bolsonaro por atuação na Amazônia; ministro rebate
Um vídeo feito pela Associação dos Povos Indígenas pelo Brasil (APIB) gerou repercussão internacional ao questionar a forma como o governo brasileiro tem lidado com a preservação da Mata Atlântica. As imagens foram compartilhadas seguidas da pergunta, em inglês: "De que lado você está: da Amazônia ou de Bolsonaro?"
O post foi compartilhado pelo ator e ativista Leonardo DiCaprio, além de outras personalidades internacionais, como o ator americano Mark Ruffalo e o também ator e diretor mexicano Gael García Bernal. Os famosos retuitaram a mensagem da APIB com a hastag "Defund Bolsonaro" (Corte o financiamento de Bolsonaro, em tradução livre).
A postagem do grupo indígena diz, em inglês, que a Amazônia "está pegando fogo novamente". Esse crime "possibilitado por Bolsonaro", segundo a APIB, "é patrocinado por dólares, euros e ganância globalizada". "Ele [o presidente] não é uma piada", finaliza a publicação.
Com o compartilhamento dos artistas, o caso ganhou maior visibilidade internacional e tanto a hashtag "Defund Bolsonaro" como "Amazon or Bolsonaro" ficaram entre as mais compartiladas nas redes sociais nesta quinta-feira (10/9).
#DefundBolsonaro #AmazonOrBolsonaro #WhichSideAreYouOn https://t.co/Q1DtSSrhzg
— Leonardo DiCaprio (@LeoDiCaprio) September 9, 2020
GOVERNO
Com a repercussão, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, respondeu, também em inglês, a publicação do ator. "Caro Leonardo DiCaprio, Brasil está lançando o projeto de preservação 'Adote um Parque' que permite que você ou qualquer outra empresa ou indivíduo escolha um dos 132 parques na Amazônia e patrocine diretamente a 10 euros por hectare por ano. Você vai por seu dinheiro onde você tanto reclama?", disparou.
Até a publicação desta reportagem, o americano não havia publicado uma tréplica.
Dear @LeoDiCaprio Brazil is launching “Adopt1Park” preservation project which allows you or any other company or individual to pick one of the 132 Parks in the Amazon and directly sponsor it at 10 Euros per hectare per year. Are you going to put your money where your mouth is? https://t.co/VMG817oUX8
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) September 10, 2020
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.