Etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação costuma deixar os candidatos bastante apreensivos. Afinal, zerá-la significa estar de fora dos principais processos seletivos dos programas do governo de acesso ao ensino superior: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Para obter a sonhada nota mil na redação do Enem, não tem outra forma a não ser se preparar estudando bastante. Embora o tema da prova atual seja revelado somente no ato do exame, é possível já ir treinando com os cadernos das avaliações anteriores. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, divulga em todas as edições a Cartilha de Redação.
TREINO COM TEMAS ANTIGOS
A principal dica é treinar bastante a redação e o gênero textual pedido no exame que é dissertativo-argumentativo. Para aumentar o repertório e produzir um bom texto leia livros interessantes, assista aos telejornais e acesse sites de notícias. Se possível, desenvolva uma redação sempre intercalando com os estudos de outras disciplinas que caem na prova.
É importante variar as escolhas dos temas para treinar e saber o que não fazer para evitar uma nota zero, algumas delas são: não fugir do tema proposto, não entregar o texto com sete linhas ou menos, não entregar a folha de redação em branco.
RELEMBRE
Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
Enem 2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
Enem 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21
Enem 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
Enem 2017: Desafios para Formação Educacional de Surdos
Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil