Inflação sobe em julho e é a maior registrada nesse mês desde 2016
Inflação sobe em julho e é a maior registrada nesse mês desde 2016
A inflação ficou em 0,36% em julho de 2020, segundo dados oficiais do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Este é o maior índice para um mês de julho desde 2016, quando a inflação somou 0,52%.
O número é maior que o registrado em junho, quando a taxa ficou em 0,26%. A quantia é ainda maior se comparado a julho do ano passado, que registrou inflação de 0,19%.
Com o resultado, o IPCA acumula taxas de inflação de 0,46% em 2020 e de 2,31% se considerado os últimos 12 meses. A cédula de R$ 200, que deve ser distribuída no final desse mês, foi apontada como um presságio da volta da inflação, mas o Banco Central negou.
"Não há relação entre a colocação dessa nova cédula no mercado e a desvalorização do real. Nós estamos em um país que se vale do sistema de metas para o combate a inflação e, neste momento, a inflação é baixa e estável, as expectativas estão ancoradas. Aqui, o que a gente tem, é tão somente o Banco Central agindo preventivamente pois a população pode vir a demandar por mais numerário", garantiu a diretora de Administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros, no dia do anúncio.
LEIA MAIS: Queiroz e esposa transferiram juntos R$ 93 mil para Michele Bolsonaro, diz revista
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.