A pesquisa com a comunidade acadêmica sobre a rotina de aulas a distância, por conta da pandemia de Covid-19, teve o prazo estendido pelo Ministério da Educação (MEC). Alunos e professores de todas as instituições de ensino superior, das redes pública e privada, que estavam matriculados ou lecionaram no primeiro semestre deste ano em cursos presenciais, têm até o dia 14 de agosto para responder a um questionário on-line a respeito das experiências com as aulas nesta época de restrições e isolamento social.
A proposta faz parte do desdobramento da Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, que trata da substituição das aulas presenciais por alternativas em meios digitais durante a circulação do novo coronavírus. Segundo o MEC, o objetivo é conhecer a análise de alunos e professores sobre a nova rotina de aulas e estudos, assim como adquirir informações sobre as ferramentas e tecnologias utilizadas no caso das substituições ocorridas nos cursos presenciais com a utilização dos meios digitais.
O órgão alega que as informações fornecidas serão usadas para melhorar as políticas regulatórias e de supervisão do sistema federal de ensino superior. A pesquisa foi elaborada por meio de uma parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
Para cada grupo foi gerado um formulário específico; um para as instituições de ensino, para checar a adesão às aulas remotas e dados sobre evasão escolar, por exemplo, outro para os professores e um terceiro para os alunos. No documento, alunos e professores respondem perguntas a respeito da suspensão das aulas e da oferta de ferramentas adequadas para estas em meios digitais.
Até o momento, 1.339 das 3.000 instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC já responderam o questionário.
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Fonte: Da redação