O Merriam-Webster, dicionário de referência dos Estados Unidos, vai modificar sua definição da palavra racismo, seguindo a sugestão de uma jovem negra. Recém-formada pela Universidade de Drake (Iowa), Kennedy Mitchum deseja que o novo significado do termo reflita de maneira mais apropriada a influência do fenômeno sobre as populações afetadas.
Mitchum entrou em contato com a instituição, que publica os dicionários desde 1847, para sugerir uma atualização. "Eu disse que devem incluir o fato de que um grupo de pessoas é objeto de uma opressão sistemática. Não é simplesmente 'eu não gosto de alguém'", explicou a jovem ao canal local KMOV.
A pedido da Agence France-Presse (AFP), o diretor editorial do Merriam-Webster, Peter Sokolowski, confirmou que a definição será modificada após o diálogo com Mitchum. Ele recordou que a segunda das três definições da palavra racismo já se refere a este conceito "e deixaremos ainda mais claro em nossa próxima edição". Na atual versão da segunda definição da palavra, o racismo é "uma doutrina ou programa político baseado na suposição de racismo e projetado para executar seus princípios" ou "um sistema político ou social baseado no racismo".
"Pedimos desculpas pelos danos que causamos por não ter feito antes", escreveu o diretor, em uma mensagem publicada pela Universidade de Drake e retuitada por Mitchum.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Fonte: Da redação, com informações do Uol